Os casos de depressão aumentam cada vez mais no Brasil. A doença afeta tanto o corpo como o emocional das pessoas. Ter que trabalhar se sentindo mal em diversos aspectos pode ser insuportável. Portanto, saiba se a depressão pode configurar motivo para solicitar o auxílio-doença.
Auxílio-doença e depressão
O auxílio-doença é um benefício concedido a segurados do INSS que ficam incapacitados para o trabalho por mais de 15 dias seguidos, seja por conta de um acidente de trabalho ou não.
Para comprovar que não tem condições de trabalhar, o segurado necessita passar por uma perícia médica. O trabalhador precisa ter ao menos 12 contribuições (carência), antes do acidente ou motivo do afastamento, e um laudo médico detalhado sobre a sua doença. No caso, a depressão.
Se o seu médico julgar necessário que você se mantenha longe do trabalho por mais de 15 dias, deve discriminar todos os detalhes no laudo, como seus sintomas e o motivo do afastamento. O trabalhador por precisar desse período para se tratar e resgatar a sua saúde mental.
A partir de então, cabe ao médico do INSS analisar as evidências apresentadas e aprovar ou não o benefício durante a perícia.
Se o benefício não for liberado, o trabalhador pode recorrer da decisão até 30 dias depois da resposta do INSS. Caso não seja suficiente, pode acionar a justiça sob a orientação de um advogado.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.