Notícias

Quando começa a contar o prazo para pedir a revisão de benefício previdenciário?

O processo de pedido de um benefício previdenciário pode ser separado em várias etapas, desde a leitura a respeito das modalidades disponíveis, até o efetivo requerimento junto à seguridade social.

Com tanto planejamento, a última coisa que o segurado espera é que tenha ainda mais problemas após o deferimento do seu pedido, que deveria ser o ponto mais esperado desse processo todo.

Por incrível que pareça, problemas com o deferimento de um benefício errado ou com o cálculo desse benefício acontece mais do que as pessoas imaginam e pode dar um grande trabalho ao segurado.

Mas esse não é o fim da linha, o segurado pode utilizar alguns recursos para obter o benefício ou valor correto, mas isso exige ação, sem contar que temos também prazos envolvidos nessa questão. Hoje vamos explorar um pouco mais o instituto da revisão e qual prazo deve ser observado nesse caso.

Qual o prazo para pedir a revisão do benefício?

O prazo para requerer qualquer uma das revisões, tanto perante o INSS como na justiça federal é de 10 anos. Se o segurado requerer a revisão junto ao INSS, é preciso fazê-lo pelo portal Meu INSS, através de um processo eletrônico e facilitado. A documentação poderá ser digitalizada e anexada no mesmo local.  

Quando começa a contar o prazo para pedir a revisão do benefício previdenciário?

Como destacado, o prazo para requerer a revisão é de 10 anos e começará a contar no mês seguinte ao primeiro pagamento feito pelo INSS. Então imagine que João teve o benefício da aposentadoria por idade deferido pela seguridade social, sendo que o requerimento foi de aposentadoria por tempo de contribuição. O seu pedido foi deferido em março de 2020, com agendamento de pagamento para o dia 23 do mesmo mês.

João ficou inconformado com a decisão, mas optou por sacar a quantia depositada e posteriormente se preocupar com a revisão do benefício, tendo em vista sua situação financeira no momento da concessão.

Com isso, o prazo de 10 anos de João se inicia no mês de abril de 2020, visto que se considera o mês subsequente ao primeiro pagamento do benefício.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. 

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Últimas Notícias

Categorias

© 2020 Gaio & Flor Jr – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.

Open chat